Esquema Conceitual

A figura abaixo representa, de forma esquemática, o posicionamento da Prefeitura de Belo Horizonte quanto ao uso de informações na gestão de serviços públicos municipais. Atualmente as diversas áreas temáticas já utilizam informações no gerenciamento dos respectivos serviços, até mesmo com o estabelecimento de metas e monitorando indicadores de desempenho. Estes indicadores de performance podem ser divididos em dois grupos: aqueles que registram o desempenho operacional, e aqueles que informam a satisfação do cidadão com os serviços públicos, mediante o registro de reclamações e a realização de pesquisas de satisfação.

O Programa Monitora BH propõe um passo adiante visando a evolução do atual cenário. Fazendo uso das bases de dados e ferramentas atualmente já disponíveis nos diversos órgãos da PBH, busca-se realizar uma integração das bases informacionais criando um suporte integrado de monitoramento e avaliação do conjunto dos serviços públicos municipais. A estratégia do Programa está focada na análise e na interpretação de dados, e no desenvolvimento de soluções inovadoras para resolução dos problemas detectados, mediante trabalhando em parceria com os órgãos responsáveis pela execução dos serviços.

Além dessa parceria no monitoramento dos indicadores de desempenho operacional, com o Monitora BH as informações disponíveis sobre a satisfação do cidadão passam a receber tratamento prioritário. Os indicadores de reclamação ou de satisfação do cidadão quanto aos serviços prestados pela Prefeitura serão utilizados como parâmetro para avaliação da efetividade dos resultados demostrados nos indicadores de eficácia operacional e eficiência financeira.

 

Indicadores e Medidas de Desempenho

PBH

Subsecretaria de Planejamento e Orçamento - SUPLOR/SMPOG
Gerência de Indicadores - GEIND/DIPL
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